Novidades

Menu

Por que o preço do Bitcoin caiu tanto?

Declínio no preço do bitcoinO preço do Bitcoin despencou. Simplesmente não há outra forma de descrever o declínio de 43% em seu valor, que ocorreu nas duas primeiras semanas do ano. É decepcionante, mas faz parte do mercado. Enquanto o Bitcoin é uma tecnologia transformadora, ele não é imune à ganância e ao medo que permeiam qualquer mercado financeiro.

Especular qual a real intenção de compradores e vendedores de qualquer mercado é uma missão para tolos, mas, ainda assim, podemos identificar alguns catalisadores. Nesse caso, parece haver três eventos que poderiam estar na lista de culpados pela queda no preço do Bitcoin: BitStamp invadida por hackers, CEX.io em crise, e Rússia.

BitStamp invadida por hackers

A BitStamp é uma das maiores exchanges de bitcoin do mundo, e na semana passada foi invadida por hackers. Antes que a exchange pudesse perceber do que realmente se tratava, os hackers já haviam roubado mais de 5 milhões de dólares em bitcoins. Para permanecer com alguma credibilidade com os seus usuários, a BitStamp encerrou as suas atividades e avisou aos seus investidores que reabririão com a segurança bastante reforçada. No entanto, é inegável que tenha sido um fortíssimo golpe na confiança entre a exchange e seus clientes. Parece plausível afirmar que alguns investidores estavam assustados e, por isso, liquidaram suas participações.

CEX.IO em crise

CEX é uma das maiores operadoras de mineração em todo o mundo – opera o consórcio de mineração GHash e vende contratos de mineração na nuvem – na indústria das moedas digitais isso é chamado de "mineração em nuvem". A recente queda do preço tem tornado esses contratos de mineração não muito rentáveis e a CEX fechou essas opções de mineração. É provável que os proprietários desses contratos os tenha liquidado em favor da moeda FIAT – pesando sobre o preço do bitcoin. Aqui há um excelente artigo sobre isso na CoinDesk.

Rússia

A Rússia ameaçou tornar o Bitcoin ilegal na maior parte do ano passado. No entanto, ela não havia tomado qualquer atitude até recentemente. Essa falta de ação fez do bitcoin um investimento quente com a queda da moeda russa. Muitos especularam até que os russos ricos estavam utilizando do bitcoin para realizar transações internacionais e retirar dinheiro do país. Então, nos últimos dias, a Rússia começou a banir sites de Bitcoin. Para maiores informações, a Engadget tem um ótimo artigo sobre o assunto.

Ciclos negativos de FeedBack

Infelizmente, os catalisadores acima estão conspirando para criar um ciclo de feedback negativo – a queda do preço está fazendo com que as operações de mineração não sejam mais rentáveis como eram antes, que por sua vez está resultando em mais liquidez. Esse fenômeno não é incomum nos mercados e identificar esses ciclos de feedback pode ser bastante rentável. Até que outro catalisador quebre o ciclo de feedback, o preço do bitcoin ficará desvalorizado.

Não se sabe quando, ou o que vai quebrar o ciclo, mas sabe-se que essa não será a última vez que isso vai ocorrer. Há poucas garantias nos mercados financeiros, mas é certo que o Bitcoin vai experimentar bolhas sem nenhuma razão, falhas e ciclos (positivos e negativos) de feedback. Tal fato não tem nada a ver com a moeda Bitcoin ou com sua tecnologia, mas tem tudo a ver com a natureza humana.

Como qualquer outro mercado, o Bitcoin é um sistema natural aberto e está sujeito a pânico e euforia que acabam engolindo todos os mercados financeiros com o tempo. É sombrio, é deprimente e… é normal.

Fonte: BK's Two Cents

Compartilhe:

Neto Melo

Eu sou Neto Melo, estudante e entusiasta do bitcoin e das suas tecnologias. Criei o Canal Bitcoin para postar as mais diversas informações sobre a tecnologia que o bitcoin nos proporciona.

Doe Bitcoins: 1DNAopnenZxPLiY4N4sHPwpaRZbxmYJQX7

4 comentários em ''Por que o preço do Bitcoin caiu tanto?"

ADD COMMENT
  1. Earn free satoshis at Moon Bitcoin. 163 satoshis every 1 hour.

    ResponderExcluir
  2. Smart multicurrency mining application & 1-click graphic miner.

    Start mining effectively with your computer or smartphone.

    Squeeze the most profit automining coins with the highest returns.

    Download MINERGATE.

    ResponderExcluir
  3. Did you ever try to automate your free BTC collections with a BITCOIN FAUCET ROTATOR?

    ResponderExcluir
  4. Did you consider trading with the #1 Bitcoin exchange service - YoBit.

    ResponderExcluir

  • Para adicionar um emoticon Mostrar emoticons
  • Para adicionar um código use [pre]código aqui[/pre]
  • Para adicionar uma imagem use [img]LINK-DA-IMAGEM-AQUI[/img]
  • Para adicionar um vídeo do YouTube basta colar o link, exemplo https://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM