Novidades

Menu

Por que o preço do Bitcoin caiu tanto?

Declínio no preço do bitcoinO preço do Bitcoin despencou. Simplesmente não há outra forma de descrever o declínio de 43% em seu valor, que ocorreu nas duas primeiras semanas do ano. É decepcionante, mas faz parte do mercado. Enquanto o Bitcoin é uma tecnologia transformadora, ele não é imune à ganância e ao medo que permeiam qualquer mercado financeiro.

Especular qual a real intenção de compradores e vendedores de qualquer mercado é uma missão para tolos, mas, ainda assim, podemos identificar alguns catalisadores. Nesse caso, parece haver três eventos que poderiam estar na lista de culpados pela queda no preço do Bitcoin: BitStamp invadida por hackers, CEX.io em crise, e Rússia.

BitStamp invadida por hackers

A BitStamp é uma das maiores exchanges de bitcoin do mundo, e na semana passada foi invadida por hackers. Antes que a exchange pudesse perceber do que realmente se tratava, os hackers já haviam roubado mais de 5 milhões de dólares em bitcoins. Para permanecer com alguma credibilidade com os seus usuários, a BitStamp encerrou as suas atividades e avisou aos seus investidores que reabririão com a segurança bastante reforçada. No entanto, é inegável que tenha sido um fortíssimo golpe na confiança entre a exchange e seus clientes. Parece plausível afirmar que alguns investidores estavam assustados e, por isso, liquidaram suas participações.

CEX.IO em crise

CEX é uma das maiores operadoras de mineração em todo o mundo – opera o consórcio de mineração GHash e vende contratos de mineração na nuvem – na indústria das moedas digitais isso é chamado de "mineração em nuvem". A recente queda do preço tem tornado esses contratos de mineração não muito rentáveis e a CEX fechou essas opções de mineração. É provável que os proprietários desses contratos os tenha liquidado em favor da moeda FIAT – pesando sobre o preço do bitcoin. Aqui há um excelente artigo sobre isso na CoinDesk.

Rússia

A Rússia ameaçou tornar o Bitcoin ilegal na maior parte do ano passado. No entanto, ela não havia tomado qualquer atitude até recentemente. Essa falta de ação fez do bitcoin um investimento quente com a queda da moeda russa. Muitos especularam até que os russos ricos estavam utilizando do bitcoin para realizar transações internacionais e retirar dinheiro do país. Então, nos últimos dias, a Rússia começou a banir sites de Bitcoin. Para maiores informações, a Engadget tem um ótimo artigo sobre o assunto.

Ciclos negativos de FeedBack

Infelizmente, os catalisadores acima estão conspirando para criar um ciclo de feedback negativo – a queda do preço está fazendo com que as operações de mineração não sejam mais rentáveis como eram antes, que por sua vez está resultando em mais liquidez. Esse fenômeno não é incomum nos mercados e identificar esses ciclos de feedback pode ser bastante rentável. Até que outro catalisador quebre o ciclo de feedback, o preço do bitcoin ficará desvalorizado.

Não se sabe quando, ou o que vai quebrar o ciclo, mas sabe-se que essa não será a última vez que isso vai ocorrer. Há poucas garantias nos mercados financeiros, mas é certo que o Bitcoin vai experimentar bolhas sem nenhuma razão, falhas e ciclos (positivos e negativos) de feedback. Tal fato não tem nada a ver com a moeda Bitcoin ou com sua tecnologia, mas tem tudo a ver com a natureza humana.

Como qualquer outro mercado, o Bitcoin é um sistema natural aberto e está sujeito a pânico e euforia que acabam engolindo todos os mercados financeiros com o tempo. É sombrio, é deprimente e… é normal.

Fonte: BK's Two Cents

Compartilhe:

Neto Melo

Eu sou Neto Melo, estudante e entusiasta do bitcoin e das suas tecnologias. Criei o Canal Bitcoin para postar as mais diversas informações sobre a tecnologia que o bitcoin nos proporciona.

Doe Bitcoins: 1DNAopnenZxPLiY4N4sHPwpaRZbxmYJQX7

Nenhum comentário em "Por que o preço do Bitcoin caiu tanto?"

  • Para adicionar um emoticon Mostrar emoticons
  • Para adicionar um código use [pre]código aqui[/pre]
  • Para adicionar uma imagem use [img]LINK-DA-IMAGEM-AQUI[/img]
  • Para adicionar um vídeo do YouTube basta colar o link, exemplo https://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM