Novidades

Menu

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criada por um programador japonês, Satoshi Nakamoto. Criada em 2009, a moeda foi projetada em código aberto, que, ao contrário das moedas convencionais, não necessita possuir um emissor centralizado devido ao seu conceito peer-to-peer, que permite que qualquer um gere a moeda digital.

A geração de Bitcoins

Bitcoin BoardA geração de Bitcoins acontece de maneira "espontânea", uma vez que um software específico é executado em um hardware especializado, a mineração começará a acontecer espontaneamente assim que o "minerador" encontrar o primeiro bloco de Bitcoins.
Nos primórdios do Bitcoin, qualquer pessoa poderia encontrar novos blocos usando a CPU do seu próprio computador. No entanto, quando mais e mais pessoas começaram a minerar, a dificuldade em encontrar novos blocos cresceu gradativamente ao ponto de apenas hardwares especializados com ótimo custo-benefício de mineração serem usados hoje.

Como o Bitcoin funciona?

Da perspectiva do usuário, o Bitcoin nada mais é do que um programa de computador que fornece-o uma carteira pessoal e o permite enviar e receber pagamentos com ele. É assim que funciona para a maioria dos usuários.
Nos bastidores, a rede Bitcoin compartilha um registro público, chamado BlockChain. Este registro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio e recebimento de bitcoins dos seus endereços.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

  • Liberdade de pagamento - É possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo a qualquer momento.
  • Taxas baixissímas - Os pagamentos Bitcoin são atualmente processados tanto sem taxas ou com taxas extremamente baixas.
  • Menos riscos para os comerciantes - As transações de Bitcoin são seguras, irrevessíveis, e não contêm informações confidenciais ou pessoais dos clientes.
  • Segurança e controle - Usuários do Bitcoin tem controle total de suas transações, sendo impossível que os comerciantes forcem cobranças indesejadas ou não notificadas como poderia ocorrer com outras formas de pagamento.
  • Transparente e neutro - Toda informação em relação a própria moeda Bitcoin está facilmente disponível na BlockChain para qualquer um usar e verificar em tempo real.

Desvantagens:

  • Grau de aceitação - Muitas pessoas ainda não tem conhecimento sobre o Bitcoin.
  • Volatilidade - O valor total do número de bitcoins em circulação e o número de transações que utilizam Bitcoin ainda é muito menor comparado ao que poderia ser.
  • Dependência do mercado - Como não existe um "governo" para gerir a quantidade e o investimento no Bitcoin, seu valor depende totalmente do mercado, de acordo com a oferta e procura.
  • Desenvolvimento em curso - O software Bitcoin ainda está em beta, com muitas funções incompletas, porém, está em pleno desenvolvimento.

Compartilhe:

Tags:

Neto Melo

Eu sou Neto Melo, estudante e entusiasta do bitcoin e das suas tecnologias. Criei o Canal Bitcoin para postar as mais diversas informações sobre a tecnologia que o bitcoin nos proporciona.

Doe Bitcoins: 1DNAopnenZxPLiY4N4sHPwpaRZbxmYJQX7

Nenhum comentário em "O que é Bitcoin?"

  • Para adicionar um emoticon Mostrar emoticons
  • Para adicionar um código use [pre]código aqui[/pre]
  • Para adicionar uma imagem use [img]LINK-DA-IMAGEM-AQUI[/img]
  • Para adicionar um vídeo do YouTube basta colar o link, exemplo https://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM